Brincadeiras DIY

Gente o post de hoje está tão gostoso que até eu fiquei com vontade de brincar e testar todas as brincadeiras que selecionei de inspirações para vocês! rs Imagino que você também vai querer voltar a ser criança por pelo menos um segundo! Me conta se eu estiver certa? Se você tem filho(a) ou sobrinho(a) vai amar as ideias que reuni nesse post. Ideias totalmente possíveis de serem feitas por você mesmo e pela criança! Tenho certeza também que a criançada vai amar!

Todas as atividades são simples e com materiais de fácil acesso. Provavelmente muito deles vocês já têm casa, senão, fique tranquilo, é tudo bem baratinho. Eu particularmente prefiro esse tipo de brincadeira e acredito que as crianças também, porque elas participam de todo o processo, desde a elaboração do seu brinquedo e personalizam ele do jeitinho que quiserem. Esse tipo de atividade é importante para que a criança desenvolva sua criatividade, sua coordenação motora, sua noção numérica e seus movimentos finos, que são aqueles mais delicados e precisos. Além disso, brincadeiras do tipo DIY também proporcionam uma grande experiência sensorial para elas, porque elas vão descobrir novas texturas e sensações táteis com as atividades, uma boa sugestão é usar água, gel e areia nas brincadeiras.

Vamos conferir algumas ideias? Bom que as fotos falam por si só!

 

Para fazer neve falsa em casa você pode misturar condicionador de cabelo e bicarbonato de sódio..fica uma consistência bem legal!

Para o saquinho sensorial, basta você ter em mãos saquinhos de plástico, encher ele com um pouco de álcool em gel e os objetos que vocês quiserem dentro do saquinho, pode ser botões, glitter, bolinhas. Ao finalizar, é importante que vocês lacrem bem o fecho do saquinho, com durex ou fita dupla face, para evitar que o gelo vaze durante a brincadeira.

O papelão rende mil e uma atividades, pode ficar uma caixa para a criança desenhar e colorir, pode virar rampa para o carrinho..opções é o que não falta!

Atividades de caça ao tesouro também é outra sugestão super legal e os pequeninos se divertem bastante, você pode usar areia ou grãos que tiver em casa, como arroz e feijão e misturar alguns animais e conchas neles. Assim a criança vai ter a oportunidade para diferenciar as texturas e após descobrir o que é, você pode pedir a ela que nomeie o objeto, fale da sua cor e do seu formato. Que tal?

Balões e tintas nunca perdem a graça quando o assunto é crinça, não é mesmo? Então procure incluir essas opções nas brincadeiras dos seus filhos.

Essas atividades a seguir são ótimas para a criança treinar o raciocínio, movimentos finos, habilidades motoras e noções numéricas.

Espero que as mamães e titias de plantão gostem das dicas, tentem fazer em casa e se divirtam bastante com os seus pequeninos. Promete que me conta depois como foi? Ah, e quero fotos viu?