6 de agosto / marcellalisa

Ser pedida em casamento é maravilhoso, é o começo da realização do sonho! Mas depois que a “ficha cai” bate um mini desespero, e agora? Por onde começar? Quais fornecedores preciso contratar? A primeira pergunta eu já respondi aqui, mas agora quero responder a segunda, com 10 dicas de como não errar na contratação dos fornecedores do casamento!
A ideia surgiu através de uma conversa com a Giselle do Cerimonial Santa Rosa, e após uma consultoria dela consegui resumir aqui para vocês!
Alguns fornecedores devem ser contratados antes dos demais pelo fato de não conseguirem atender mais de um casamento na mesma data. Inclusive vários deles tem a agenda bem concorrida e então é preciso reservar a data com bastante antecedência, as vezes mais de um ano.
Veja os fornecedores que tem exclusividade de data: Espaço da cerimônia, Espaço da Recepção, Fotografia, Filmagem, Banda ou Grupo Musical, Assessoria e Cerimonial. Além disso tem o Cabeleireiro e Maquiador, que as vezes até atendem mais de uma noiva por dia, mas não no mesmo horário.
A primeira coisa que os noivos precisam definir é o estilo do casamento (campo, praia, destination, mini wedding, bolo com champagne, brunch, etc) e o orçamento que tem disponível para investir no casamento. Com essas informações o casal terá uma ideia de quais fornecedores serão essenciais e quais poderá dispensar, se for por exemplo o caso de uma celebração sem recepção.
Acho importante também falar que nesse momento é essencial uma conversa entre o casal para decidirem o que priorizar o casamento. Infelizmente nem sempre é possível ter o melhor fotógrafo, a melhor decoradora, a melhor banda, o melhor buffet e etc. Mas dentre os fornecedores que vão contratar é possível estabelecer prioridades de investimento e até mesmo decidir itens que podem economizar um pouquinho a mais.
Esse é o momento mais chatinho e delicado de todo o período de preparativos, na minha opinião. É a hora de pesquisar de dia, tarde e noite, e descobrir os fornecedores de cada categoria a serem contratados! Vale pesquisar na internet, em blogs de casamento (aqui no Berries temos um Guia de Fornecedores com os fornecedores que eu indico!), pedir indicações dos para amigos e conhecidos que já casaram. Busque referências!
Essa etapa é fundamental para que no final da celebração do casamento os noivos fiquem satisfeitos. Não basta o fornecedor escolhido ser bom e confiável, ele precisa ter o estilo que os noivos se identificam. Para isso é preciso treinar o olhar e identificar os diferentes estilos, principalmente na fotografia e filmagem, que é o que fica para sempre!
Saber exatamente o que o fornecedor pode lhe oferecer evita muitas decepções. Esperar que o fornecedor x faça exatamente como o y é frustrante e pode desgastar a relação entre noivos e fornecedores.
Uma vez feita a triagem de fornecedores dentro do estilo que se identifica é hora de pedir e entrar em contato com os fornecedores. Peça entre 3 a 5 orçamentos, para poder comparar o que oferecem, ver disponibilidade de datas e também para não ficarem loucos com dezenas de orçamentos para comparar. Cuidado para não comparar produtos diferentes focando apenas no preço!
Uma vez que você se identificou com o estilo do fornecedor e até verificou que se encaixa no seu orçamento agende uma visita. Peça para ver o máximo possível do trabalho dele, seja fotos, video, ou mesmo experimentando os produtos.
Nesse sentido é fundamental entrar em contato com estes profissionais, visitá-los para conhecer o trabalho e gostando, verificar a disponibilidade de agenda.
Agora é hora de comparar as opções dentre os profissionais que você mais se identificou e que tenham a sua data. Verifique o que cada fornecedor oferece, como por exemplo: do que são feitos os doces, parafina, chocolate belga? Quantas pessoas a equipe do cerimonial disponibiliza no dia? Quantos garçons estão inclusos? Quanto custa a hora extra? Como falei aqui em cima, o preço só pode ser um diferencial caso os fornecedores ofereçam exatamente o mesmo produto ou serviço.
Um outro fator muito importante para auxiliar nessa tomada de decisão é o grau de empatia e segurança que você sentiu no fornecedor. O casamento é um dos dias mais importantes da vida! Alguns dos fornecedores você vai passar as horas mais felizes da sua vida ao lado deles, escolha bem com quem você quer dividir o seu dia! Além disso, não há preço que pague noivos tranquilos e confiantes que tudo vai dar certo e que escolheu os melhores profissionais que poderia!
Uma vez que você saiba qual fornecedor deseja contratar é hora de pensar em pouco friamente e deixar o coração de lado. Nessas horas a presença do noivo é fundamental! Analisem o contrato, verifiquem tudo que está incluso, possíveis multas e horas extras, prazos e etc.
Não tenham medo de negociar! Mas só faça isso se realmente tiver intenção de fechar com aquele fornecedor. Normalmente é preciso dar uma entrada para segurar a data e o restante é parcelado até o dia do casamento, mas pagamentos à vista podem render belas economias. Mas cuidado! Tenha certeza que se trata de uma empresa séria! Não arrisque caso não tenha certeza (pesquise pelo CNPJ, reclame aqui, etc.).
Acredite, contratar uma assessoria pode ajudar e muito nessa tarefa de contratação dos fornecedores do casamento. A assessora pode ajudar a fazer essa triagem de profissionais confiáveis que se encaixem no estilo e orçamento do casal, além de ajudar a verificar os contratos e talvez até conseguir algum desconto para os noivos.
Por isso a escolha do cerimonial deve ser a primeira ou uma das primeiras do casamento! Um investimento que pode resultar em economia de tempo e dinheiro para o casal!