Já pensou em fazer o casamento em casa? Na América do Norte e Europa esse estilo de casamento já é bastante comum, e embora no Brasil não seja cultural se casar em casa ou na casa dos pais/avós, esse formato tem crescido a cada ano. No entanto eu sei que os noivos que sonham com um home wedding podem encontrar bastante dificuldade pela falta de informação e complexidade maior na organização e planejamento que esse casamento costuma apresentar. E por isso eu preparei um post todinho recheado de dicas com tudo que você precisa saber para que o seu casamento em casa seja perfeito e inesquecível!

Não seria incrível se casar em um lugar que por si só já seja carregado de boas lembranças e com muitas histórias para contar? Então anote as dicas aqui embaixo e que comecem os preparativos!

Dicas importantes

1. Em primeiro lugar é preciso analisar se a casa desejada comporta o número de convidados que vocês pretendem chamar. Se há espaço para acomodar as mesas e cadeiras necessárias, por exemplo. Façam a lista de convidados e mesmo que a grosso modo, vejam se caberia todo mundo confortavelmente.

2. Contrate uma assessoria! Se o cerimonial tiver experiência com casamentos em casa é ainda melhor! De qualquer forma a expertise da assessora em organizar um casamento será muito útil, tanto para indicar os fornecedores necessários, identificar deficiências do local (banheiros, iluminação, gerador, cozinha, etc) e também para revisar os contratos, além de todo o auxilio no grande dia.

3. É fundamental verificar na prefeitura se há alguma licença necessária para o evento e avisar os vizinhos para evitar possíveis constrangimentos da festa ser interrompida por policiais devido ao barulho. Caso a casa seja em algum condomínio é importante verificar o limite de horário para tolerância de barulho, possíveis exigências para entrada e saída de veículos, necessidade de lista de convidados e fornecedores, etc.

4. Lembrem-se de verificar a iluminação também, afinal de contas não é legal ninguém ficar no escuro e ela ainda pode servir como um item decorativo. Além de obviamente ser fundamental para se ter bons registros de foto e video. Empresas especializadas em iluminação podem verificar a possibilidade de incluir pontos de luz estratégicos.

5. Não deixem de verificar com o Buffet se a estrutura da cozinha é adequada para montagem dos pratos e refrigeração dos alimentos e bebidas. Caso não seja, qual outra opção seria viável para o serviço?

6. Não se pode esquecer também de pensar em ventiladores, ar condicionado ou aquecedores, dependendo da época do ano, para que todos os convidados fiquem confortáveis e não passem nem frio nem calor.

7. Como a maioria das casas não possui banheiros adequados para eventos é importante considerar a opção de locar sanitários móveis e ter alguém encarregado por estar constantemente cuidado da limpeza e repondo papel higiênico, sabonete e papel toalha sempre que necessário.

 

Mais dicas…

8. Se na casa houver muitos itens de valor afetivo e/ou financeiro importantes, é interessante guarda-los em um local seguro durante a festa, para evitar acidentes que danifiquem tais itens.

9. Verifique se algum piso é escorregadio, e se há algo no espaço que coloque a segurança dos convidados em risco, especialmente se houver muitas crianças ou idosos.

10. Terá algum convidado com deficiência ou mobilidade reduzida? Importante verificar acessibilidade no espaço, incluindo banheiro.

11. Se houver animais de estimação na casa pode ser interessante deixa-los em algum hotelzinho para que os bichinhos não se incomodem com os barulhos e também para não incomodarem os convidados da festa.

12. Organizem tudo na casa com antecedência para que nem o casal nem os parentes estejam cansados no dia do casamento. Provavelmente terão que retirar mobilias, reposicionar móveis e fazer ajustes que exigirão esforço físico.

13. Se a casa estiver precisando de alguma reforma ou pintura, por menor que seja, iniciem com muita antecedência ou pensem em estratégias que disfarcem esse detalhe. Ninguém quer correr o risco de uma reforma inacabada bem na data do casamento, certo?

14. Por fim, lembre-se que a maioria dos convidados chegará de carro. Por isso é importante contratar serviço de valet ou ter alguém responsável por auxiliar os convidados indicando onde é possível estacionar, bem como auxiliar com sombrinhas caso esteja chovendo. Seguranças e recepcionistas também são bastante úteis.

    Veja mais do lindo e elegante casamento em casa da Ana Luiza e do Fernando.


COMPARTILHE:
COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode também