Já faz cinco anos que publiquei aqui no Berries um Elopement Wedding, e me lembro bem, foi a primeira vez que se falou sobre um casamento sem convidados no Brasil. Lembro de ficar relutante por alguns segundos, pois não sabia como seria recebido, mas por outro lado, eu sabia que deveria dividir com vocês! Afinal, não importa o formato ou estilo do casamento, o importante é dizer sim do jeito que cada casal sonha e pode arcar com esse sonho.

De lá para cá esse formato de casamento tem crescido bastante no Brasil, mas ainda há muitas dúvidas a respeito. Por isso convidei o Celebrante Cláudio Toledo, que tem celebrado bastante casamentos nesse formato, para dividir algumas dicas práticas e tirar as principais dúvidas a respeito do assunto. Tenho certeza que vão amar!

Veja essa renovação de votos/elopement wedding celebrada pelo Cláudio Toledo Celebrante

O que é o Elopement wedding?

Uma cerimônia de casamento marcante e intimista que reúne apenas o casal, o celebrante, algum fotógrafo ou cinegrafista e, eventualmente, uma trilha sonora para eternizar o momento. É assim um elopement wedding, sinônimo de um casamento sem convidados, mas que possuí muita emoção e leveza.

Onde o Elopement acontece?

Os noivos se decidem por um destino de viagem, ou optam por um lugar mais próximo deles, escolhendo um celebrante para realizar este casamento a dois. Essa é também uma opção para quem quer renovar os votos, celebrando as bodas de uma forma especial.

Originalmente, o termo elopement wedding se referia a uma fuga para casar (em inglês elopesignificar fugir). O casal escolhia o destino e partia, as vezes sem a intenção de regressar, e se casavam sem avisar ninguém. Um casamento literalmente às escondidas, já que nem os familiares mais próximos conheciam essa intenção dos noivos.

Vantagens do Elopement wedding

Hoje, a ideia de “fugir” para algum lugar e ali se casar pode ser apenas uma opção romântica e não mais uma necessidade. Mas existem muitas vantagens nesta modalidade de casamento. A primeira diz respeito a transformar uma viagem a dois em um momento único e marcante, celebrando a escolha do casal em viver juntos, unidos pelos laços do casamento.

Também é possível realizar aquela vontade de se casar ao ar livre e em um cenário paradisíaco, como em uma praia, uma cachoeira ou no topo de uma montanha, mas com uma logística bem mais simples que a de um casamento com convidados. Há muito mais tranquilidade para se planejar um elopement, no lugar de um grande evento, especialmente em meio à natureza. E há mais economia também, já que os custos de um casamento mais “tradicional” são bem superiores aos de um elopement wedding.

Planejamento é essencial

Não significa que um casamento ou renovação de votos neste estilo não precise de certa organização. É necessário escolher um local e data com antecedência, para que o celebrante e demais profissionais envolvidos possam se organizar.

Um elopement vai muito com um belo destino de viagem, que terá também o gostinho de uma lua de mel, ou de bons momentos à dois. Pense em um local que combine com uma sessão de fotos, antes ou após a cerimônia. É claro que a própria celebração merece ser registrada, mas o principal neste momento é que o celebrante e o casal vivam o rito com intensidade

Cerimônia personalizada é a alma do Elopement!

O ideal é que este rito seja personalizado, baseado na história e na espiritualidade dos noivos. Isto exige um alinhamento com o celebrante que conduzirá a celebração. Outros profissionais podem agregar ainda mais valor e beleza ao elopement. Dentre eles, se a ideia é realizar algo inesquecível, vale a pena a contratação de uma assessoria para cuidar tanto da organização, quanto dos detalhes, como o brinde do casal, ou a busca por um decorador, um maquiador, músicos, fotógrafos, etc…. alguns hotéis e pousadas já possuem uma assessoria para a realização de um elopement, mas isto ainda não é muito comum nos destinos brasileiros.

Quem deseja viver este tipo de cerimônia deve estar atento a viver bem e com intensidade cada parte deste grande dia a dois: para as fotografias, um look condizente com o local escolhido; para a cerimônia, além do alinhamento prévio com o celebrante, vale a pena caprichar em votos personalizados, capazes de valorizar ainda mais a celebração.

Mais que praticidade (e economia), um elopement proporciona um momento inesquecível ao casal, um lindo rito de passagem, cheio de intimidade, autenticidade e amor.

Se inspire com um lindo Elopement Wedding em Santorini, na Grécia

Veja o elopement wedding no Tahiti da Márcia e do Cláudio

COMPARTILHE:
COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode também